quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Olho seco tem solução

Grande parte dos portadores não são tratados adequadamente devido à dificuldade do diagnóstico.
O olho seco é uma doença crônica e incurável, caracterizada pela deficiência da produção da lágrima ou evaporação rápida, que afeta cerca de 30% da população em todo o mundo. Este distúrbio do filme lacrimal pode produzir áreas secas sobre a conjuntiva e córnea, o que facilita o aparecimento de lesões. As lágrimas têm função terapêutica, pois, além de limpar e proteger o olho, evitam que pontos secos interfiram na refração. Os sintomas - ardor, irritação, sensação de areia nos olhos, dificuldade para ficar em lugares com ar condicionado ou em frente do computador e olhos embaçados ao final do dia - são facilmente confundidos com alergia ou conjuntivite.

A doença está relacionada à exposição a determinadas condições do meio ambiente (poluição, computador), trauma (queimaduras químicas), idade avançada, tratamento quimioterápico, uso de alguns medicamentos ou de lentes de contato, menopausa nas mulheres e doenças do sistema imunológico (lupus, síndrome de Sjögren, Stevens-Johnson e outras). Quando não diagnosticada e corretamente tratada, pode evoluir para lesão da superfície ocular e, em alguns casos, até à perda da visão.
Muitos portadores sofrem desnecessariamente porque não sabem que o problema tem tratamento, são incorretamente diagnosticadas ou não chegam a receber um tratamento adequado. Hoje, um diagnóstico correto com tratamento adequado pode ajudar qualquer pessoa portadora da doença do olho seco a ter uma melhor qualidade de vida. Para o tratamento do olho seco são usadas gotas lubrificantes ou lágrimas artificiais. A Alcon, líder no segmento, produz lágrimas com componentes como a glicerina que promove efeito prolongado, deixando a lágrima estável por mais tempo. Para alguns casos mais resistentes são indicados antiinflamatórios, antibióticos, medicamentos sistêmicos e, em certas ocasiões, torna-se necessário recorrer a outros métodos terapêuticos, como a desobstrução dos condutos de evacuação das lágrimas e o uso de lentes protetoras.
Consulte sempre um oftalmologista. Ele é o profissional indicado para diagnosticar seu problema e indicar a medicação mais eficiente.

Elenice Cruz
Canal 3 - Comunicação Integrada
(11) 6204-9744 (voz/fax) 9912-7250 (cel.)

Elenice Cruz 

FONTE: Dr. Visao

http://www.drvisao.com.br/reportagens/15-Olho-seco-tem-solucao

Nenhum comentário:

Postar um comentário