ARMAÇÕES
As armações infantis devem ser resistentes ao impacto, leves, confortáveis, sem que estejam soltas no rosto e nem apertadas no nariz ou atrás da orelha. O material mais utilizado para armações infantis é o policarbonato, pois preenche os requisitos mencionados.Para crianças menores, o ideal seria as de hastes presas na orelha, permitindo que a criança faça todos os movimentos sem medo de cair a armação.
Para aquelas portadoras de astigmatismo, evitar armações redondas, que permite que a lente gire na própria armação.
Os pais devem sempre verificar as condições da armação no rosto da criança, pois com o crescimento pode torna-se pequenas e inadequadas. A auxiliar pode ajudar os pais, analisando se a armação está muito grande ou muito pequena para o rosto da criança.
LENTES
As lentes dos óculos das crianças devem ser leves, resistentes ao impacto, finas, sem distorções ou aberrações e que projetam conta os raios ultravioletas A e B. Por isso, as mais indicadas são as lentes de policarbonato. As lentes CR-39 de resina rígida chegam a ser resistente ao impacto, são mais baratas que as de policarbonato, mas riscam com facilidade.Recomenda-se, cada vez mais, o uso de lentes com proteção UVA e UVB, quando da exposição prolongada ao sol. Hoje, sabe-se que 80% da exposição aos raios ultravioleta A e B ocorre até os 18 anos de idade, portanto é fundamental proteger os olhos das crianças.

É importante saber que as lentes dos óculos infantis devem ser trocadas quando muito arranhadas, pois a criança não conseguirá enxergar corretamente.
ALGUMAS
- Guardar os óculos em estojo e levá-lo para a escola;
- Evitar apoiar os óculos com as lentes para baixo, pois criam riscos;
- Avisar aos professores da necessidade do uso dos óculos, quer em tempo integral, quer só em esforços visuais;
- Evitar deixar os óculos em sofás, camas...(alguém, algum dia, sentará sobre eles!);
- Lavar as lentes com água e sabão e secá-las com lenço de papel, toalha macia, ou pano especial fornecido pela óptica;
- 6- Sempre levar os óculos novos para conferência;
FONTE: Dr. Visao
Nenhum comentário:
Postar um comentário